Ensino a Distância: 10 Motivos para estudar em casa através dos cursos online

por | nov 4, 2015 | Ensino a Distância | 2 Comentários

10 Motivos para fazer cursos online no método de Ensino a Distância (EAD)Com os avanços cada vez maiores do mundo virtual e do universo dos estudos e aprendizado, é necessário se adequar a estas novas demandas, que exigem rapidez e facilidade. O ensino, que antes era impreterivelmente 100% presencial, hoje já conta com novas possibilidades, como o Ensino a Distância (EAD), que permite que o aluno possa estudar sem sair de casa. Além desta comodidade, vamos apresentar pra você, no artigo de hoje, mais dez razões para aderir ao Ensino a Distância. Confira:

1. Ensino a Distância permite maior flexibilidade dos horário

Um dos maiores problemas da modernidade é, sem dúvidas, a falta de tempo. Como conseguir tempo para dar conta de tudo (trabalho, estudos e vida pessoal)? Com o Ensino a Distância, tornou-se possível estudar sempre que tiver um tempo livre (seja na hora do almoço, ao sair de uma reunião que acabou mais cedo ou aos finais de semana).

2. Baixo custo

Por não haver a necessidade de um espaço físico para que o aprendizado aconteça, os custos para a formulação dos cursos de ensino a distância, apostilas e aulas também diminui. E isso tudo afeta diretamente no quanto cada aluno irá pagar, ou seja, torna o curso mais barato.

3. O ensino a distância oferece melhor aprendizado

No Ensino a Distância, o aluno tem a chance de pausar, voltar e rever as aulas, apostilas e conceitos quantas vezes achar que é necessário, o que não é possível dentro das salas de aula convencionais.

É possível, ainda, através de uma metodologia mais prática, otimizar o aprendizado, rever e se aprofundar mais nos conceitos mais difíceis. Desta forma, o ensino se torna mais personalizado.

4. Maior de concentração

Com o ensino a distância, você tem a possibilidade de estudar em casa ou em outro ambiente tranquilo, sem interferências externas, que permite maior concentração e, consequentemente, melhor qualidade do ensino e do aprendizado. Preparamos um outro artigo que fala sobre como não perder o foco nos cursos online.

5. Professores especializados

Além do baixo custo e de uma metodologia mais prática, o nível de especialização dos professores é muito grande, o que amplia ainda mais as chances de uma maior absorção por parte do aluno. Além da especialização, a didática dos professores também visa um aprendizado mais rápido e dinâmico, que torna todo o processo de assistir às aulas algo muito mais prazeroso.

6. A variedade de cursos de ensino a distância é maior

Com um crescimento cada vez maior deste tipo de aprendizado no Brasil, a variedade de cursos que são oferecidos também cresceu muito. Há cursos para praticamente todas as áreas do conhecimento humano. Aprender nunca foi tão fácil. São cursos de nível técnico, universitário, pós-graduação, graduação, complementares, de aperfeiçoamento, até mesmo na área de trânsito, como é o caso dos cursos de ensino a distância do Icetran.

cnh suspensa - curso online de reciclagem para condutores

7. Qualidade igual ou superior aos cursos presenciais

É fato que existem muitos cursos a distância e que nem todos eles são de excelência garantida. Entretanto, a grande maioria é confiável e realmente cumpre o que promete, tendo uma qualidade excelente e competitiva com a dos cursos presenciais mais tradicionais.

8.  Conclusão do curso mais rapidamente

Ainda que a qualidade seja semelhante ou igual ao dos cursos presenciais, a grande maioria dos cursos que fazem parte do ensino a distância permite que o aluno se forme mais rápido, de acordo com a sua necessidade, pois o aluno pode optar por estudar muitos conteúdos de uma só vez.

9. Nível do EAD no Brasil

Segundo censo da ABED (Associação Brasileira de Ensino a Distância) referente aos cursos superiores incluídos no EAD, realizado no ano de 2008, estes tipos de cursos possuíam mais de 750 mil alunos matriculados, que mostra o crescimento da área, no país, está em ascensão. Naquele mesmo ano, o MEC estimou que houvesse um crescimento entre 90% e 100% no número de adeptos do EAD, fato que realmente aconteceu. Apenas em 2011, o número de alunos utilizando o ensino a distância foi mais de três milhões e quinhentos mil.

No Icetran, os números não são diferentes. Desde 2008, quando iniciamos nosso curso de reciclagem para condutores, já forma quase 25 mil alunos formados.

10. Ampliação das possibilidades de estudo

As pessoas que não possuem muito tempo, dinheiro para despender nos estudos e em tudo o que eles costumavam acarretar, como gastos com transporte, alimentação, fora o desgaste físico com o deslocamento, deixam de existir com o ensino a distância. Com a sua metodologia mais prática é possível que mais pessoas tenham acesso à educação de qualidade.

Gostou de conhecer os motivos para optar pelo EAD? Ficou interessado em conhecer mais sobre os cursos online?

cnh suspensa - curso online de reciclagem para condutores